Professor
Metáfora:
A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real.
Ex.: Seus olhos são luzes brilhantes.
Aquele homem é um leão.
Comparação
Consiste na aproximação de duas ideias diferentes em uma característica comum a ambas, por meio de nexos comparativos (tal qual, tal, como, quanto, etc.).
Ex.: Ele é tão alto quanto um arranha-céu. (característica comum: altura).
Catacrese:
Trata-se de uma metáfora que, dado seu uso contínuo, cristalizou-se. A catacrese costuma ocorrer quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro "emprestado". Assim, passamos a empregar algumas palavras fora de seu sentido original.
Ex.: Asa da xícara – Maçã do rosto – Pé da mesa – Batata da perna – Braço da cadeira.
Eufemismo:
Consiste em empregar uma expressão mais suave, mais nobre ou menos agressiva, para comunicar alguma coisa áspera, desagradável ou chocante.
Ex.: Depois de muito sofrimento, entregou a alma ao Senhor. (= morreu) O prefeito ficou rico por meios ilícitos. (= roubou) Fernando faltou com a verdade. (= mentiu)
Ironia:
Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em ressaltar algum aspecto passível de crítica.
Ex.: Como você foi bem na última prova, não tirou nem a nota mínima! Parece um anjinho aquele menino, briga com todos que estão por perto.
Hipérbole:
É a expressão intencionalmente exagerada com o intuito de realçar uma ideia. Ex.: Faria isso milhões de vezes se fosse preciso.