economia
A história da Educação Física, está relacionada a toda aciência que estuda o passado e o presente das atividades humanas, e suas evoluções. O homem tem como um objetivo investigar e acompanhar o desenvolvimento das atividades físicas esteja elas progredindo ou não, que se modificam de acordo com os sistemas políticos, sociais, econômicos ou científicos da população. Desde os primórdios da civilização o homem praticava atividade física, fazia parte da sua sobrevivência e cotidiano, nadar, caçar, lutar, correr, saltar, lançar, arremessar etc.
O início do desenvolvimento dos esportes e estudos de Educação Física como conhecemos atualmente está ligado às civilizações ocidentais e orientais antigas. A Grécia, sem dúvida alguma, foi à civilização que mais marcou o começo desta ciência. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram muito para a Educação Física, atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais. Na idade Média com queda do império romano a Educação Física é deixada de lado, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda esta era. O culto ao corpo era pecado mortal, atividades braçais eram reservadas apenas aos servos. O período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura.
A Educação Física no Brasil teve grande influência da Ginástica Calistênica criada em 1829 na França por Phoktion Heinrich Clias (1782-1854). A Calistenia, segundo Marinho (1980), vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo "ia". Com origem na ginástica sueca apresenta uma divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. Os responsáveis pela fixação deste método foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços com