Professor
Nossas células produzem muitos resíduos que devem ser eliminados (excretados) do organismo. Esses resíduos são chamados excretas.
Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através:
• do sistema respiratório (gás carbônico)
• da pele (suor)
• do sistema urinário (urina) A pele e o sistema urinário encarregam-se de eliminar de nosso organismo os resíduos das atividades das células e também as substâncias que estão em excesso no sangue, expelindo-os sob forma de suor (pela pele) e de urina (pelo sistema urinário). O sistema respiratório encarrega-se de eliminar de nosso organismo o gás carbônico.
AS ATIVIDADES DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS
O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríparas, que se encontram na pele. Grande parte delas localiza-se na fronte, nas axilas, na palma das mãos e na planta dos pés.
O suor contém principalmente água, além de outras substâncias, como uréia, ácido úrico e cloreto de sódio (o sal de cozinha). Por meio de canais excretores, o suor chega à superfície da pele e sai para o meio externo através dos poros. Embora as gândulas sudoríparas contribuam para a eliminação de excretas como a uréia, para o meio externo, a sua atividade é especialmente importante na regulação térmica do corpo. Nos dias quentes ou depois de fazer exercícios físicos, a temperatura do nosso corpo tente a aumentar. Isso pode acontecer por dois motivos:
- se o dia estiver muito quente, não perdemos quantidade adequada de calor para o meio externo;
- quando praticamos intensa atividade física, nosso organismo produz grande quantidade de calor. Nessas situações, uma considerável quantidade de suor pode ser eliminada na superfície da pele. A água exixtente no suor então evapora, “refrescando” o corpo e contribuindo para evitar a elevação da sua temperatura.
O sistema urinário humano
A formação e a eliminação da urina ocorrem no sistema