Professor
O objetivo deste trabalho é apresentar a importância do Projeto Político Pedagógico (P. P. P.) para a escola, e da participação de todos para uma gestão democrática. Em todas as escolas o P. P. P. é de caráter obrigatório, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9394/96, garantido a participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar. Algumas questões serão abordadas sobre o P. P. P. ao longo deste trabalho, tais como: o que é o P. P. P., para que serve o P. P. P. na escola, qual a participação do professor no P. P. P., por que é importante o professor conhecer o P. P. P. e por que é importante discutir a escola e o P. P. P. nas licenciaturas. É um documento coletivo, mas ainda é desconhecido de muitos.
Projeto politico pedagógico
O Projeto Político Pedagógico (P. P. P.) conceitua-se em um documento que detalha o que toda escola deve ter, nele consta toda a história da escola, sua localização, quantidade de alunos, corpo docente, projetos, planos e objetivos do processo educativo, a ser desenvolvido pela escola com os alunos. Sua construção é coletiva e reflete a realidade da escola, toda escola tem autonomia para elaborar seu próprio P. P. P.. Ele é a identidade da escola, pois norteia as ações de conteúdos, avaliações, funções e de relações dentro e fora do ambiente escolar. O P. P. P. não pode ser imposto, mas sim discutido e construído por toda comunidade escolar, por meio de reuniões com grêmio estudantil, associações de pais, equipe administrativa e pedagógica.
É um instrumento de pesquisa dos professores na busca da qualidade de ensino, com propostas que foram pensadas e analisadas para serem colocadas em prática durante todo o período letivo, e que deve ser constantemente consultado sempre que houver uma tomada de decisão no plano de ação, de acordo com as necessidades da escola. O Projeto Político Pedagógico orienta os professores a refletirem sobre suas práticas