Professor
Por Marcos leite
De acordo com VON SPERLING (2008) a crescente necessidade do homem moderno em dispor da água para realizar a maior parte de suas atividades, é de suma importância que se estude a conservação e uso racional dos recursos hídricos disponíveis em todo o mundo. Dentre os fenômenos poluidores da água a eutrofização.
EUTROFIZAÇÃO
LANGANKE (2010) eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente provocado pelo homem, impactando o ecossistema e contribuindo com as taxas de poluições. Entre eles estão: os dejetos domésticos, fertilizantes agrícolas e efluentes indústrias, despejados nos rios e lagos. Que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio na água.
O oxigênio é um elemento de essencial importância para organismos aeróbicos. É o gás mais abundante na água, depois do nitrogênio, e também o mais importante (Vinatea Arana, 1997). Durante a estabilização aeróbica da matéria orgânica, as bactérias decompositoras fazem uso do oxigênio em seus processos respiratórios, podendo diminuir sua presença no meio.
Dependendo da intensidade com que esse oxigênio é consumido e da taxa de aeração do ambiente, podem vir a morrer diversos seres aquáticos devido à ausência de oxigênio. As principais fontes de oxigênio na água são:
a)troca com a atmosfera (aeração); b) produção pelos organismos produtores primários via fotossíntese e; c) a própria água. O CO2 e o O2 são os únicos gases que desempenham papel relevante em processos biológicos, tais como a fotossíntese, a respiração e a decomposição da matéria orgânica. O oxigênio dissolvido é um dos principais parâmetros para controle dos níveis de poluição das águas. Ele é fundamental para manter e verificar as condições aeróbicas num curso d água que recebe material poluidor. Altas concentrações de oxigênio dissolvido são indicadores da