Professor
“De acordo com Aréis (1981) no século XVIII adolescência e a infância possuíam uma delimitação muito tênue, o que possibilitava uma etapa do desenvolvimento ser confundido com a outra. “No latim dos colégios, empregava-se indiferentemente a palavra puer e a palavra adolescens." (ARIÈS 1981 p. 41).” Pág 3
“Para Ariés (1981) a adolescência só passa a ser compreendida como uma etapa peculiar da vida humana no século XIX.” Pág 3.
“A princípio a adolescência masculina foi definida como o período entre a primeira comunhão e o bacharelado ou serviço militar, e a feminina entre a primeira comunhão e o casamento.” Pág 4.
“[...],a Organização Mundial da Saúde (OMS) define adolescência como o período da vida que inicia aos 10 anos até os 19 anos, 11 meses e 29 dias.” Pág 4.
“[...],na busca dos adolescentes em serem únicos, singulares, acabam tornando-se idênticos uns aos outros. Isso pode ser observado na moda, onde cada um se considera criador de um estilo. No entanto, quando estão juntos parecem estarem vestidos de uniformes. Uma das interpretações para esse comportamento é atribuída ao fato dos jovens terem os mesmos ídolos e de seguir a mesma tendência em suas identificações.” Pág 6.
a) A infância é a fase decisiva na vida do homem. Na adolescência, a reestruturação da personalidade se faz com base na bagagem emocional, social e mental que foi trazida da infância.
Observo de um ponto de vista analítico da minha própria tragetória em minha infância que uma série de fatores que me ocorreram na infância levaram a que eu tivesse que me tornar uma pessoa “mais independente” ou “madura” precocemente, devido a separação dos meus pais e o fator de eu ter ido morar com minha mãe inicialmente e depois voltado para viver sozinho com meu pai (sem ter minha