professor
Karl Marx (1818-1883)
Émile Durkheim (1858-1917)
Aluno(s)
Vinícius Paolinelli Hamade Carvalho
Émile Durkheim
Divisao do trabalho social- A divisão do trabalho social no pensamento Durkhemiano, defende a ideia de que numa sociedade, a exemplo de em um organismo biológico (onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver), cada membro da sociedade, deve exercer uma função na divisão do trabalho, sentindo assim, através de um sistema de direitos e deveres, a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros, fato que podemos aplicar na engenharia civil. Se tratando de uma obra, cara funcionário nela presente detém uma determinada função, assim como em um organismo biológico. Para que o sistema funcione de maneira adequada, ou seja, para que a obra seja devidamente concluída, cada funcionário deve trabalhar em função do próximo, pois a obra só será concluída com a ajuda de todos.
Moral de Durkheim- Durkheim explicava Moral, como a ciência dos costumes. O conceito de moral, adentre em imposições ditadas pela sociedade, onde se um indivíduo não se adapta a determinada regra, terá de estar disposto a enfrentar obstáculos de todas as formas impostas não só pela sociedade como pelos seus membros. A devida aplicação da moral na Engenharia Civil, se dá ao fato do comportamento de coletivismo ser bem estruturado e suas regras de divisão do trabalho bem fundamentadas, de forma amostrar que a densidade moral elevada leva também a um alto grau de dinamismo,dado que o conceito de densidade moral causa um fenômeno que ouso chamar de:troca de informações rápidas, onde uma maior eficiência em comunicação, causa um maior avanço na estrutura em geral.
Representações coletivas- Para Émile Durkheim, o conceito de representações coletivas, é o resumo de tudo que é produzido em determinada sociedade e que formem sua bagagem cultural. As representações coletivas podem ser:
- Profanas: São aquelas