Professor
Hernani Robinson da Luz Oliveira[1]; Sayonara Magda de Sousa Costa[2]; Dayana Medeiros de Mendonça[3]; Departamento de História / URCA, hernanirobinson@hotmail.com; narinha_magda@hotmail.com; dayana.medeiros@hotmail.com
Introdução
Neste trabalho faremos uma abordagem das cruzadas, onde ocorriam disputas religiosas pelos fiéis, o que bastante se aproxima de nossa temática, e faremos uma explanação sobre o surgimento e como acontecem essas abordagens evangélicas durante as romarias de Juazeiro, fazendo uma aproximação dessas duas realidades.
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo apresentar as características da intolerância religiosa que ocorre durante as romarias na cidade de Juazeiro do Norte, por parte dos evangélicos na tentativa de atrair e converter os milhares de romeiros que vem todos os anos a cidade. Diante destas formas de atrair a atenção dos romeiros surgiu nossa preocupação com essas técnicas evangélicas que buscam até mesmo diminuir a grandiosidade das romarias da cidade, e diminuir também a quantidade de romeiros que saem de suas cidades todos os anos, para rezar e agradecer pelas graças alcançadas, atribuídas ao respeitado Padre Cícero.
Material e métodos e/ou Desenvolvimento
Utilizamos para a elaboração de nosso trabalho, livros, entrevistas e outras fontes que mostram a preocupação de outros pesquisadores sobre o tema, e também as entidades religiosas e municipais da região, que cuidam e participam de todo esse grande evento que acontece durante a romaria.
Procuramos também fazer filmagens desse evento religioso na cidade, para entendermos melhor sua grandiosidade e pensarmos sobre as consequências e o desenvolvimento desse conflito.
Resultados
As Cruzadas resultaram da associação entre a tradição das peregrinações, uma prática individual de purificação, pela via do despojamento e exercício