Precipitação de cloretos
OBJETIVOS 2
INTRODUÇÃO 2
METODOLOGIA 6
Materiais e Reagentes 6
Procedimento Experimental 6
RESULTADOS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 8
Dr. Demétrio de Azevedo Jr.
Itapeva – SP
Maio 2012
OBJETIVOS
Estudar sistemas químicos, pesquisando dados qualitativos (alteração de temperatura, cor, estado físico, emanação de gases) a fim de verificar a ocorrência de transformações químicas nas substâncias utilizadas.
INTRODUÇÃO
O ácido acético, também designado de ácido etanoico, é um ácido monocarboxílico alifático, de fórmula CH3COOH. Este apresenta um odor picante e é ácido em solução. É o ácido carboxílico conhecido há mais tempo e atualmente o mais importante.
O ácido acético é miscível com a água em todas as proporções, é incolor, cristaliza a 16,59 ºC como ácido acético glacial anidro que é corrosivo.
Este ácido obtém-se por oxidação de líquidos que contenham álcool com o oxigênio do ar, por destilação seca da madeira, por adição catalítica de água ao acetileno e posterior oxidação do acetaldeído obtido. O ácido acético encontra-se em muitos produtos de origem animal e vegetal, e é o componente essencial do vinagre de mesa.
[pic]
É ainda utilizado para a obtenção da acetona, preparados farmacêuticos (aspirina, fenacetina, antipirina), acetato de alumínio e outros acetatos. São importantes os sais do ácido acético como o alumínio, crómio e ferro que apresentam grande utilização como mordentes no tingimento de têxteis. Alguns ésteres do ácido acético usam-se como solventes e na produção de perfumes e plásticos. O elemento a ser dosado (macro constituinte) é separado da solução preparada através da formação de um precipitado convenientemente escolhido em cada caso.(1)
1. Solubilidade do precipitado Deve-se escolher um reagente precipitante que conduza à formação de um precipitado quantitativamente insolúvel. Usa-se um excesso do reagente para causar o