Professor
Índice 1
Introdução 2
Enquadramento 3
Conclusão 8
Bibliografia de Referência 9
Introdução
O presente trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Soteriologia da Licenciatura em Teologia.
O objectivo é investigar e extrair conhecimentos acerca dos benefícios da salvação na saúde humana (corpo, alma e espírito).
O trabalho foi organizado em duas etapas. Inicialmente, por um enquadramento do trabalho e dos benefícios da salvação na saúde tricotómica do ser humano. Finalmente foram elaboradas as devidas conclusões.
Para tal, foi necessário recorrer a uma pesquisa bibliográfica[1] na biblioteca do Monte Esperança e de pesquisa na internet.[2]
Desta forma pretende-se com este trabalho explicar o papel da salvação na cura tricotómica.
Enquadramento
Soteriologia[3] “é a fusão entre dois termos Gregos, “Soteria”, que significa “Salvação” e “logia”, que significa estudo. Salvação, em seu sentido teológico, é a consequência do sacrifício realizado por Jesus Cristo, ao morrer na cruz do calvário, sobre todo aquele que aceita este sacrifício em sua vida, mediante a fé n’Ele, Jesus Cristo. A palavra Salvação, no Grego “Soteria”, transmite a idéia de cura, redenção, remédio, resgate. No latim é “salvare”, que significa “Salvar”, e também de “Salus”, que significa Saúde.
Deus fez a sua parte o homem precisa fazer a sua. O homem só precisa crer em Jesus, como seu Salvador, aceitando, pela fé, o sacrifício expiatório, realizado na cruz do calvário. “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgreções e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaias 53:4-5).
Todo o sacrifício que havia de ser feito, ele fez. Toda a dor que deveria ser sentida, ele sentiu. Todo o preço que