Professor
Um sistema operacional nada mais é que um programa ou conjunto de programa que controla todos os recursos (dispositivos físicos e funções de software) do Computador, Celular, Tablet, etc. Ele toma conta do dispositivo/computador e facilita a vida do usuário, deixando que ele se preocupe com coisas mais úteis e produtivas que endereços de memória, segmentos e interrupções. Os SO executam muitas funções para que o dispositivo/computador funcione bem, dentre essas funções as mais importantes são: traduzir os comandos para instruções que o processador entenda ( interpretador de comandos); guardar as tarefas de um usuário separada das dos demais ( gerenciamento de usuário); guardar as operações de uma tarefa separada das demais ( gerenciamento de tarefas); gerenciar o uso de recursos de hardware entre os usuários e tarefas (gerenciamento de recursos); criar, deletar, abrir e mudar arquivos e gerenciar acesso a eles ( gerenciamento de arquivos) e gerenciar acesso do usuário para o interpretador de comandos e o gerente de arquivos (interface do usuário).
Basicamente um SO tem fazer com que o computador (e os periféricos) possa ser usado sem problemas por alguém que não conheça os detalhes do sistema. Ele tem que possibilitar que o usuário crie e acesse arquivos, use programas, acesse a Internet, jogue e todas as coisas que podem ser feitas com computadores. Além disso, o SO tem que executar os programas e ajudá-los a acessar os recursos do sistema de uma forma simples e organizada.
Atualmente devem existir centenas de sistemas operacionais , dentre eles os principais são:
Para celulares e tablets são mais usados
* Android
Desenvolvido por grupo de empresas encabeçado pelo Google, baseado no núcleo do Linux 6.
Não é raro ouvirmos um grupo de especialistas dizer que o Android pode se tornar o principal porque agrada a públicos diferentes: os fabricantes de celulares, os desenvolvedores, os fabricantes de chips e também os consumidores.