Professor o que é isso que estudaremos em nossas aulas de filosofia?
Marcela Gonçalves de Sousa
A sociedade atual despeja sobre nós milhares de informações sobre questões ligadas a vida, ética, moral, direitos humanos – temos posicionamentos frente a essas questões?
Estudar filosofia é aprender a argumentar filosoficamente, ou seja, apresentar razões ou indicativos que nos possibilitem chegar a uma conclusão acerca de um determinado assunto. Não há caminho único para ensinar filosofia. A partir de vocês, alunos, trilharemos esse caminho do estudo da filosofia.
Estudaremos a história da filosofia, os filósofos, os textos filosóficos, que servirão como norteadores de nossas argumentações filosóficas. Existe também uma série de competências que devem ser desenvolvidas até o final do nosso curso, de pronto só temos isso, o resto - como fazer e quando fazer, descobriremos juntos.
Dentro da filosofia, mais importante do que saber é a relação que nós estabelecemos com esse saber. Eu gostaria que vocês tivessem em mente que aqui estamos juntos na mesma embarcação, algumas vezes estarei no leme, noutras o barco seguirá o rumo do vento, ou será guiado por algum de vocês. É preciso ter consciência disso para que se entenda que nada aqui é desperdiçado – nenhum questionamento será em vão, tudo será fonte de debate, pesquisa, discussão entre nós. Sou aprendiz tanto quanto vocês, tudo aqui pode e deve ser problematizado, nada está pronto, assim como não estamos prontos eu e vocês. A sala de aula será um espaço de diálogo permanente. Como disse, a análise de razões e argumentos é uma área própria da filosofia e esse será o nosso eixo – construção, crítica e análise de argumentos. Agora o que vamos problematizar será definido enquanto caminhamos.
É importante que saibam que não existem questões filosófica em si. Todas as questões que vocês trouxerem aqui, e, que a partir delas se apresente um problema que possamos juntos pensar, aí está uma questão filosófica.