Filosofia
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Fundamentos Filosóficos da Educação
INTRODUÇÃO
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim despertar o senso crítico e, conseqüentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. O presente relatório vem nos trazer reflexões sobre os fundamentos e ensinos filosóficos que permeiam a educação brasileira, os aspectos que abrangem a filosofia como ciência, a sua importância na compreensão da sociedade e do mundo em que vivemos e as dificuldades de implementação desta disciplina no currículo escolar.
Estudaremos também, sobre a indústria cultural e a realidade na educação contemporânea e a Teoria de Pierre Bourdieu no sistema educacional brasileiro.
A importância da filosofia para a educação, decifrando a sociedade em que vivemos.
Desde o século VI a. C., quando ocorreu o surgimento da Filosofia, ela foi posta como uma nova ordem de pensamento. No entanto, não podemos afirmar que o fato de ser uma nova ordem de pensamento seja suficiente para definir filosofia. Nela, há liberdade de pensamentos, portanto se torna uma tarefa impossível encontrar uma definição pronta. Encontraremos, sim, uma constate busca pelo aprender a filosofia. Como diz o grande filosofo alemão Emmanuel Kant, “Não há filosofia que se possa aprender; só se aprende a filosofar.” (In: PILETTI, 1988, p. 12).
O conceito de “filosofia” sofreu, no transcorrer da história, várias alterações e restrições em sua abrangência. As concepções do que seja a filosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essa variedade presente na história da filosofia e nas escolas e correntes filosóficas tornam praticamente impossível elaborar uma definição universalmente válida de filosofia.
Definir a filosofia