Resistencia dos materiais
Este trabalho tem como objetivo mostrar de forma simples os primeiros dispositivos à base de materiais semicondutores que foram fabricados no século XIX. Porém, só a partir da invenção do transistor, em 1947, é que a Física dos Semicondutores se desenvolveu de tal modo que estes materiais são atualmente componentes indispensáveis em inúmeras indústrias e na nossa vida quotidiana. A sua tecnologia atingiu um nível de perfeição tal que se consegue atualmente controlar a presença de um átomo de impureza num conjunto de 1010 átomos nativos num cristal de silício. Também se tornou possível produzir cristais semicondutores com dimensões na escala de nanômetros, cujas propriedades prometem aplicações revolucionárias como, por exemplo, a computação quântica.
Classificação dos Materiais
Os diversos elementos e substâncias conhecidas podem ser classificados de várias formas diferentes. Uma classificação importante em termos de propriedades elétricas é a de Metais, Isolantes e Semicondutores. Esta classificação tem grande importância na engenharia e na física de dispositivos.
Metal: É um excelente condutor de eletricidade;
Isolante: É um condutor de eletricidade muito pobre;
Semicondutor: Possui condutividade entre os dois extremos acima.
Semicondutores
Os semicondutores, além de suas propriedades elétricas dependentes das condições de operação, também são materiais cristalinos ou sólidos. Estas duas características combinadas conferem a estes materiais uma grande importância tecnológica. Os semicondutores são os responsáveis por toda a moderna tecnologia eletrônica, estando presentes em praticamente todos os aparelhos eletro-eletrônicos que conhecemos desde um simples rádio a pilha até os mais sofisticados computadores.
Os Semicondutores podem passar por dois processos distintos que são a Dopagem e a Purificação do material.
Dopagem eletrônica ou simplemente dopagem, quando não houver possibilidade de