Professor De Direito
O que faz?
Ministra aulas, prepara o material didático das aulas de Direito conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.
Como um advogado pode se tornar professor numa faculdade de Direito?
Ser professor numa faculdade de Direito não é tarefa simples. Primeiro porque, nos dias atuais, ser professor não é tarefa simples. Exige-se, sem sombra de dúvida, inspiração e paixão pela docência, prazer em ensinar e aprender constantemente, num convívio diário com os alunos, e busca por atualização constante.
É preciso ter título. No mínimo uma pós-graduação (especialização – lato sensu). Algumas faculdades mantêm o número de Mestres e Doutores no limite mínimo exigido pelo MEC para obter a nota necessária nas avaliações de sua instituição de ensino, porém se tiver um só graduado como professor a instituição obterá a nota mínima, ou seja, dificilmente contratarão um graduado para um cargo de professor numa faculdade! Mas, algumas fazem questão de contratar somente mestres ou doutores, ou seja, com o tempo é preciso pensar no Mestrado! Dica importante: ao sair da faculdade vá direto para um curso de pós-graduação!
É preciso ter talento. Além da avaliação do título, as instituições hoje estão aprimorando o formato de contratação de novos professores. Não basta ter título, nem mesmo ter experiência comprovada no currículo, é preciso ter talento! O ensino jurídico hoje exige professores talentosos, com potencial para explorar novas ferramentas de ensino, de cativar essa nova geração de alunos, com capacidade de formar para o Exame da OAB e ao mesmo tempo formar para a vida. Ter talento envolve o carisma, a postura, a fala, a escrita e, sobretudo, a didática. Essa começa com uma postura pedagogicamente correta, organizada através de planos de aula, planos de ensino estruturados, consciência sobre a avaliação continuada e formativa etc.
É preciso falar bem. Oratória é fundamental