Profa. Maria
Em hidráulica, canal é uma vala artificial, que pode ou não estar revestida de material que lhe dê sustentação e que se destina a passagem da água. Um canal de navegação é um "caminho" na água, que se encontra balizado por forma a criar um esquema de separação de tráfego que garanta a segurança da navegação.
Possivelmente no começo da XII Dinastia, o faraó Sesóstris III (1878 a.C. - 1839 a.C.) deve ter construído um canal oeste-leste escavado através do Wadi Tumilat, unindo o Rio Nilo ao Mar Vermelho, para o comércio direto com Punt. Evidências indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de Ramsés II.2 3 4 5 6 Mais tarde, entrou em decadência e, de acordo com a "História" do historiador grego Heródoto, o canal foi reescavado por volta de 600 a.C. por Necho II, embora Necho II não tenha completado seu projeto.O canal foi finalmente completado em cerca de 500 a.C. pelo rei Dario I, o conquistador persa do Egito. Este canal foi reconstruído modernamente, vindo a constituir o Canal de Suez.
Na China, o primeiro canal foi o Grande Canal da China, no século VI, mandado construir pelo o imperador Yang Guang da dinastia Sui, ligando Pequim e Hancheu. Levou seis anos para ficar pronto, unindo todos os canais que se encontravam em seu curso e ligando o rio Amarelo ao Haihe, ao Huai, ao Yangzi e ao Qiantangjiang.
Na Europa, o Naviglio Grande ligou Milão ao Mar Adriático, no século XI. Na França, foi aberto o Canal de Briare, em 1642.7 Na Suécia, o Canal de Göta foi aberto ao público em 1832, projetado pelo arquiteto Baltzar von Platen, na sua construção participaram 58 000 soldados8 .
Na segunda metade do século XVIII, nos Estados Unidos, surgiram os primeiros planos e projetos para a construção de canais artificiais em grande escala, ligando rios navegáveis às áreas produtivas e às principais cidades do nordeste americano, em um período denominado "Febre dos Canais", sendo construidos o Canal de Erie,