Proeja
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Professora: Luciana Hallak
PROEJA
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens de Adultos
Alunas: Adriele, Ana Carolina N., Ana Vitória, Bianca, Cheyenne e Rachel
Números: 1, 3, 5, 7, 9 e 20
Turma: 3001 - CN
Introdução
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tem como objetivo a escolarização e a formação profissional de jovens e adultos. O programa é destinado para quem concluiu apenas o ensino fundamental e deseja adquirir o Certificado do Curso Técnico em nível médio.
Os cursos de educação profissional de nível médio são integrados ao ensino médio e duram em média três anos letivos. A idade mínima para participar do programa é de 21 anos e não há idade máxima. O Proeja é um programa do Ministério da Educação (MEC), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Desenvolvimento
O PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual a intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infra-estrutura para oferta dos cursos, dentre outros.
O PROEJA deve oportunizar ao jovem-adulto participação ativa na sua própria aprendizagem e, que o mesmo possa intervir nas rotinas e programas, bem como na realização e evolução de suas atividades educativas, em condições de igualdade com seus companheiros, participantes e com seu professor. A referida pesquisa-ação