produção
Cícero Mauriberto Duarte ( UFPB) – mauriberto@hotmail.com
Mariana Kessia de Sousa Andrade (UFPB) – mary_kessia@hotmail.com
Resumo
O presente artigo visa analisar as estratégias de produção empregadas nas pequenas empresas de distribuição de GLP e água mineral na cidade de Solânea – PB, enfatizando os critérios qualificadores e ganhadores de pedidos com a avaliação feita sobre o ponto de vista de seus clientes. Para tal estudo, faz-se uso de fontes bibliográficas, documental de caráter exploratório, na medida em que procura identificar as vantagens competitivas e os fatores de estratégia de produção comprovando os critérios ganhadores e qualificadores, estes podem ser considerados como diferencial sobre a óptica dos consumidores e competitivos relacionados ao desempenho das empresas concorrentes.
Palavras-chave: estratégia de produção, vantagens competitiva, diferenciação
1. Introdução
O mundo competitivo atual exige sistemas de produção eficientes, para que através desses, sua entrada no mercado seja facilitada pelos requisitos mínios existente (qualificadores). Pois as empresas procuram diferenciais para se tornarem ganhadoras de pedidos, para que através possam adaptar-se as mudanças ocorridas no cenário competitivo mundial, é necessário que as empresas tenham acesso as estratégias do sistema produtivo, com a finalidade de competir, utilizando os recursos de redução de custos, tempo de entrega, qualidade no atendimento para gerar a satisfação dos clientes.
Segundo CORRÊA, GIANESI E CAON (1999). Embora seja uma importante área de discussão gerencial, a empresa não existe para fazer seu planejamento e controle de produção, ou mesmo para fazer uma boa logística. A empresa, se tomarmos emprestados alguns conceitos econômicos, existe para reproduzir ampliadamente seu capital. Isto, em situação de competitividade acirrada, se