Cromatografia
Introdução: Nesse experimento fizemos o uso de um método físico-químico de extrema importância: a cromatografia em papel. Ela separa, identifica, e determina os componentes químicos presentes em misturas complexas e é muito utilizado para miligramas e micro gramas.
A cromatografia é um método físico-químico que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A grande variedade de combinações entre as mesmas a torna uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação.
Instrumentos:
-Becker
-Papel de filtro
-Tesoura
-Caneta hidrográfica
-Caneta esferográfica
Objetivo:
Esse método busca identificação e/ou a quantificação dos compostos presentes em uma mistura, por meio do isolamento de um material a partir de uma substância, que é capaz de fixa-lo em uma superfície, e de um solvente líquido que “arrasta” o mesmo.
A partir da cromatografia de papel, buscamos identificar características dos compostos presentes nas cargas de canetas esferográficas e hidrográficas.
Metodologia : Essa técnica simples de separação consiste em marcar tiras de papel filtro com as tintas desejadas e deixá-los dentro de um béquer fechado contendo um solvente, que a medida que é absorvido na superfície do papel , arrasta consigo os pigmentos presentes nas tintas. Dessa forma, os diferentes compostos presentes nestas são separados.
Em pequenas tiras de filtro de papel fizemos três pequenas marcas de caneta. Numa tira, as tintas utilizadas foram as das canetas esferográficas preta, azul e vermelha; já na outra, marcamos com as canetas hidrográficas preta, marrom e rosa.
Prendemos cada uma das tiras num clips de papel preso a um elástico. Este estava envolto num prato que foi colocado em cima do becker, tampando-o. Dentro do becker havia água destilada para a tira com tinta