produção
Nilton Nunes Toledo
Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP
RESUMO
Este trabalho caracteriza projetos de produtos para serem fabricados em série. Estabelece as premissas, os dados necessários e os pontos importantes em torno dos quais se deve trabalhar. Determina, em linhas gerais, as condições de lançamento de um produto de consumo. Relata experiência num projeto moderno. Especifica os resultados a serem alcançados no desenvolvimento de produtos a serem fabricados em série.
Palavras chaves: projeto do produto, projeto para manufatura e montagem, engenharia de processos, lançamento de produtos, qualidade de produtos, vida do produto.
ABSTRACT
This paper caracterizes the series manufacture products design It puts the premisses and the most important requirement data for this activiy. Here we have the general conditions required to introduct a product on the market. It presents also an experience in modern industry design. To finish, it especifies the results to be reached in the series manufacture products design.
Key words: Product Design, Design for Manufacture and Assemble, Process Engineering, Product Engineering, Product's Quality, Product's Life
1.Introdução
A grande diferença entre um projeto convencional de engenharia e o projeto de produtos para serem fabricados em série reside no fato de que estes devem satisfazer a um grande número de pessoas, induzindo-as a adquiri-los, e não servir, apenas, ao atendimento de uma encomenda bem especificada, como a de uma máquina, a de uma instalação ou de uma edificação.
O fato de ser um produto projetado para ser fabricado em série pressupõe que será produzido um grande número de unidades. Portanto, a economia de até um grama de matéria prima por unidade se torna muito importante. No caso do projeto de uma máquina, por exemplo,