Produção textual
Observando os dias atuais, nota-se que estamos sofrendo com o Determinismo e Possibilismo Geográfico, sendo que essas teorias influenciaram muito na personalidade das pessoas. Existem pessoas racistas, outras que falam que as pessoas que moram no norte do país são preguiçosas, esses dois tipos de pessoas observam a sociedade na maioria das vezes através da teoria do Determinismo, observando que as pessoas ficam com a pele mais escura por que ficam mais tempo no sol, tem preguiça de trabalhar por que moram nos estados mais quentes e assim por diante. Já através da teoria do Possibilismo, as pessoas se preocupam em modificar os territórios, pois é através de seu trabalho é que se pode caracterizar uma pessoa ou território produtivo ou improdutivo, pois com a tecnologia tudo ficou mais fácil.
Durante as aulas, debatemos muito sobre essas teorias, onde elas fazem ligações entre a natureza e o homem, sendo que no Determinismo o homem é passivo e a natureza é ativa, ou seja, a natureza é responsável por tudo o que acontece no planeta e o homem é apenas um personagem, já no Possibilismo a natureza é passiva e o homem é ativo, sendo que nesta teoria o homem transforma/modifica tudo ao seu redor e a natureza só responde aos seus estímulos.
Com os estudos dessas teorias podemos observar e analisar melhor os desafios sofridos pela sociedade, como os de caráter natural: enchentes, poluição de ar, deslizamento de terra e os de caráter social: fome, gravides na adolescência e desmatamento.
As enchentes pode-se dizer que além dela ser de caráter natural, acontece principalmente pela influencia do homem, sendo que o homem joga seu lixo em qualquer lugar não respeitando a natureza, com isso quando a durante a chuva os lixos tampam os bueiros nas cidades e a água não tem para onde ir, entrando assim dentro das casas e matando várias pessoas.
A poluição do ar acontece da mesma forma, o homem constrói várias indústrias