Fisica eletrodinamica
Como sabemos, a energia elétrica é muito importante para o mundo de hoje. Sem ela, você não poderia visualizar uma página na internet, nem acender lâmpadas ou televisores.
Para começar a estudar essa matéria, é necessário saber algumas coisas estudadas em química. Os átomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons. Os elétrons podem estar "presos" ao núcleo, ou seja, não estão livres e não podem se mover livremente. Os elétrons livres é que farão o transporte da energia elétrica. Por isso dividimos as substâncias químicas em condutores e não condutores.
Para que um material seja condutor de eletricidade, é preciso que ele tenha elétrons livres para que a energia seja transportada dentro da substância. Exemplos de condutores são os metais (cobre, ouro), etc.
Quando os elétrons viajam entre os átomos de uma substância, eles "esbarram" em outros elétrons e no próprio núcleo, fazendo com que os átomos se agitem mais, causando um aumento de temperatura do material. É por isso que qualquer material que transporte eletricidade, irá esquentar. Essa é uma propriedade chamada resistência elétrica.
Existem também os materiais chamados de Supercondutores, que são substâncias que oferecem pouquíssima resistência à passagem de elétrons.
Isolantes térmicos são os materiais que não possuem elétrons livres, e portanto não conseguem transportar energia elétrica. Exemplos de isolantes são a borracha, plásticos e porcelana.
A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso.
O pesquisador alemão Otto Von Guericke inventou a primeira máquina eletrostática, em 1672.
Charles Augustin de Coulomb conseguiu medir a intensidade das forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas por volta de 1777, usando uma balança de torção e enunciou a Lei de Coulomb tratando desta força. Essa lei faz uma relação entre a intensidade da força eletrostática