Física - Eletrodinâmica
2°A EM
Física
Eletrodinâmica
Data de Entrega: 29/05/2013
Sumário
Pagina 3 - Introdução.
Pagina 4 - Tipos de materiais condutores - Resistência elétrica
Pagina 5 - Os isolantes. - Carga elementar - Carga quantizada
Pagina 6 - Conclusão.
Pagina 7 – Exercícios
Página 8 - Bibliografia
Introdução
Nesse trabalho vamos aprender um pouco mais sobre eletrodinâmica, que é o ramo da física que estuda partículas elétricas em movimento, que fluindo de maneira ordenada em um condutor constituem uma corrente elétrica, a qual a descoberta provocou uma revolução tecnológica, com a chegada da eletricidade.
Eletrodinâmica
Como sabemos, energia elétrica é muito importante para o mundo hoje em dia. Sem ela, não podemos assistir nossas séries favoritas, tomar banho quente, usar o aparelho de micro-ondas, entrar no computador, nem acender lâmpadas e televisores e tudo que é ligado à energia elétrica.
Para que um corpo seja condutor de eletricidade ele precisa permitir que partículas eletrizadas, que podem ser os elétrons livres, íons positivos ou negativos, se movimente em seu interior. Resumindo, os elétrons livres é que farão o transporte de energia elétrica. Por isso dividimos em substâncias condutoras e não condutoras.
Tipos de materiais condutores
Os condutores metálicos: Os metais oferecem grande mobilidade aos elétrons livres permitindo que eles se espalhem por todo o metal. São exemplos de condutores metálicos o cobre, o ferro, o chumbo, o alumínio o ouro e entre outros.
As soluções eletrolíticas: As soluções eletrolíticas são os condutores líquidos. Quem se desloca de maneira ordenada são os íons negativos e positivos, portadores de carga elétrica, que surgem da dissociação iônica de compostos ácidos, básicos ou salinos em solventes.
Condutores gasosos: Os gases, que são geralmente isolantes, podem ser ionizados na presença de um forte campo