Cimento Portland
Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio com uma certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
O clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma mistura de materiais conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
HISTÓRICO
O Cimento é um dos materiais mais antigo da humanidade. Afirmam que sua origem, em tempos mais recentes, remonta ao ano de 1.756, quando John Smeaton utilizou pela primeira vez uma argamassa calcinada na construção do Farol de Eddystone.
Foi somente a partir de 1.824 que o concreto assumiu um lugar de destaque entre os materiais de construção, graças à enorme versatilidade que oferecia comparativamente aos demais produtos, possibilitando a moldagem, com relativa facilidade, das mais diversas formas arquitetônicas. Surgiram, então, as primeiras especificações para o concreto baseadas no estudo científico de seus elementos constitutivos e suas propriedades.
No Brasil, a primeira tentativa de fabricação do cimento Portland aconteceu em 1888, quando o comendador Antônio Proost Rodovalho instalou em sua fazenda na cidade de Santo Antônio, interior de São Paulo, uma pequena indústria. A usina Rodovalho, operou de 188 a 1904 e fpo extinta definitivamente em 1918.
COMPONENTES
Os componentes fundamentais do Cimento Portland são a cal (CaO), a sílica ( SiO2), a alumina ( AL2O3) , óxido de ferro ( Fe2O3), certa proporção de magnésia ( MgO) e uma pequena porcentagem de anidrido sulfúrico ( SO3), que é adicionado após a calcinação para retardar o tempo de pega do produto. Tem ainda como constituientes menores, impurezas, óxido de sódio ( Na2O) , óxido de potássio (K2O), óxido de litânio (TiO2) e outras substâncias de menor importância. Os óxidos de potássio e sódio