Produção sais de banho
Amaciante
Nome: Hosana Talita
Número: 09
Matéria :T.P.I Professor: Lázaro
Suzano, SP
2014
1. Introdução
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais). Uma vez que substâncias que liberam cátions H+ são identificadas como ácidas, e as que liberam ânions OH- se classificam como bases.
Os sais representam uma vasta classe de compostos inorgânicos, e, ao contrário do que muita gente pensa, não se restringe apenas ao Cloreto de Sódio (sal de cozinha) e aos sais de banho.
2. Objetivo
Produzir sais de banho em escala laboratorial.
3. Parte Experimental Materiais e Equipamentos
Béquer plástico(250 ml)
Bastão de vidro
Pinça
Balança analítica
Reagentes
50 g de lauril em pó
Gotas de corante cosmético
100 g de sulfato de magnésio
10 ml de essência
4. Procedimento
Adicionou-se em um béquer de plástico de 250ml o cloreto de sódio (sal grosso). Adicionou-se o lauril em pó ao sal grosso e algumas gotas o corante . misturou-se tudo até ficar homogeneizado .Juntou-se a essência ou-se à mistura, para lhe dar um aroma agradável. Após esse processo. Utilizou-se a pinça para retirar o produto final do béquer e colocou-se cerca de 10 g em pequenos potes.
5 . Resultados e Discussão
O produto foi deixado no laboratório para que se pudesse observar os aspectos físicos do resultado final. O produto deixou uma cor característica , a essência usada teve forte aderência ficando com odor já previsto e quanto a sua eficácia não ficou espumante devido ao fato de não ter sido utilizado nesse processo o Carbonato de Cálcio,responsável pela espuma nos sais de banho .
6. Conclusão
O Procedimento foi realizado com sucesso , o produto final foi obtido , com a observação do