quimica resumida
1. Tipos de cálculos estequiométricos
Os dados do problema podem vir expressos das mais diversas maneiras: quantidade de matéria (mol), massa, número de moléculas, volume, etc. Em todos esses tipos de cálculo vamos nos basear nos coeficientes da equação que, como vimos, dão a proporção em mols dos componentes da reação.
Regras para a realização dos estequiométricos: cálculos
1. Escreva corretamente a equação química mencionada no problema.
2. As reações devem ser balanceadas corretamente, lembrando que os coeficientes indicam as proporções em mols dos reagentes e produtos.
3. Caso o problema envolva pureza de reagentes, fazer a correção dos valores, trabalhando somente com a parte pura que efetivamente irá reagir.
4. Caso o problema envolva reagentes em excesso-e isso percebemos quando são citados dados relativos a mais de um reagente - devemos verificar qual deles está correto. O outro, que está em excesso, deve ser descartado para efeito de cálculos.
5. Relacione por meio de uma regra de três, s dados e a pergunta do problema, escrevendo corretamente as informações em massa, volume, mols, moléculas, átomos, etc. Lembre-se:
23
1mol= g =22,4L = 6,02 x 10
6. Se o problema citar o rendimento da reação, devemos proceder à correção dos valores obtidos.
Quando são dadas as quantidades de dois reagentes é importante lembrar que as substâncias não reagem na proporção que queremos, mas na proporção que a equação nos obriga. Quando o problema dá as quantidades de dois participantes, provavelmente um deles está em excesso, pois em caso contrário, bastaria dar a quantidade de um deles e a quantidade do outro seria calculada. Para fazer o cálculo estequiométrico, baseamo-nos