Relatório
Um relatório é um relato detalhado de um experimento científico, geralmente realizado em laboratório. Aprender a elaborar um relatório significa, antes de tudo, aprender a organizar dados, informações e resultados obtidos e transmiti-los de maneira correta, segundo os critérios científicos aceitos no mundo todo. Assim, o relatório faz parte do experimento.
Devido a importância de se saber escrever bem dados científicos, o que também é de extrema importância para professores, após a realização de alguns experimentos desta disciplina, cada equipe de alunos elaborará um Relatório Cientifico. Este deverá ser entregue, impreterivelmente, uma ou duas semanas após a execução do trabalho experimental. Nesse relatório deverão contar obrigatoriamente, e na seqüência indicada abaixo, os seguintes itens:
1- Capa
2- Introdução
3- Objetivos
4- Parte Experimental
4.1- Materiais (Reagentes, Vidraria, Equipamentos)
4.2- Métodos (Descrição dos procedimentos)
5- Resultados e Discussão
6- Conclusões
7- Referências Bibliográficas
A seguir são apresentados alguns esclarecimentos para preparação de cada item.
Capa
A capa do relatório deverá conter: o nome da instituição, o nome dos autores, titulo do experimento e local/data de realização do experimento. A Figura 1 apresenta um modelo de capa em papel A4.
Figura 1: Modelo de capa para relatório científico em papel A4
Resumo
Consiste na descrição resumida do experimento e dos resultados obtidos, com a finalidade de dar uma idéia global do que foi feito sem a necessidade da leitura de todo o relatório. O resumo corresponde ao abstract de um artigo cientifico e não deve ultrapassar 5 linhas.
Introdução
Compreende uma breve descrição do assunto central do experimento, de modo a apresentá-lo ao leitor, ou seja, inteirá-lo do que será feito e o porque da realização do experimento. Uma introdução pode conter também uma descrição teórica sobre o objeto em estudo extraída de