AS AVENTURAS DE PI
A essência da revelação automática é a interação controlada do filme, substâncias químicas e processadoras. Para revelar, fixar, lavar e secar uma radiografia no curto tempo disponível no processo automático, são necessários vários fatores, entre eles substâncias químicas especialmente formuladas e rígido controle das temperaturas da solução, agitação e reforço. As características do filme devem naturalmente ser compatíveis com as condições de revelação, com o diminuído tempo de revelação e com o sistema de transporte mecânico.
Conhecendo cada etapa:
Revelação
Etapa na qual se estabelece a diferença entre as áreas do filme que foram expostas à luz e quais não foram. Basicamente a composição de um revelador radiográfico requer a presença de quatro grupos de produtos que são:
REDUTORES: são responsáveis pelo alto e baixo contraste e suas nuances. Agem transformando os cristais de brometo expostos aos raio- X em prata metálica negra, tornando possível visualizar a imagem latente.
ANTI-OXIDANTE: previne que os redutores sejam oxidados quando em contato com o oxigênio do ar ou quando misturados a outros produtos.
ATIVADORES: proporcionam a alcalinidade necessária, inchando e abrandando a gelatina de emulsão que recobre a película, permitindo a ação em profundidade dos redutores.
RESTRITORES: evitam o véu químico nos cristais de brometo de prata não expostos aos raios-X. A etapa de revelação torna visível a prata sensibilizada pelos raios-x, e logo após, a etapa de fixação remove a prata não sensibilizada.
Fixação
Para completar a revelação, é necessário eliminar os cristais, não revelados no filme, desta forma o filme não irá descolorir ou escurecer com o tempo.
A fixação é importante para manter a qualidade de uma radiografia. Os componentes de um fixador radiográfico, são:
REMOVEDORES: removem exclusivamente os cristais de prata não expostos aos raios X, deixando somente a prata metálica negra sensibilizada,