Poluição da Água por Atividade de Galavanoplastia

3040 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

TRABALHO DE QUIMICA DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

Poluição da Água por Atividade de Galavanoplastia

Limeira,
2007

1. INTRODUÇÃO
A galvanoplastia é um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre outro, através da redução química ou eletrolítica para proteção, melhor condutividade e melhor capacitação para se soldar sobre a superfície tratada. Outras aplicações são: para melhorar a aparência, aglutinar partículas não condutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito, melhorar a dureza superficial, entre outras.
A eletrodeposição ou galvanoplastia de acordo com o Dicionário Rosseti de Química, podemos definir galvanoplastia como a tecnologia responsável pela transferência de íons metálicos de uma dada superfície sólida ou meio líquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja ela metálica ou não. Este processo usa a corrente elétrica, sendo chamado de “eletrólise”.
Galvani, físico e químico que fazia estudos sobre a eletricidade, desenvolveu o método de galvanoplastia.
A eletrodeposição está relacionada ao revestimento de superfícies, é esse o processo utilizado na prateação, na niquelação, na cromação, etc.
A galvanoplastia apresenta vasto campo de aplicação. Para fins decorativos, tem-se além das bijuterias, metais sanitários, peças automotivas, emblemas e outros tipos de peças em que a estética é primordial. Além desta função estética em muitas aplicações existe a necessidade de fornecer às peças características de resistência à abrasão, à corrosão, preparar a superfície para recebimento de pintura, entre outros problemas que são solucionados com o uso da galvanoplastia.
O município de Limeira é responsável por 37% da produção total de bijuterias do país (equivalente a R$211,75 milhões), sendo por esta razão conhecido como a “capital do folheado”.
2. PROCESSOS INDUSTRIAIS PARA FABRICAÇÃO DE

Relacionados