Produção organica de hortaliças
O plantio de alface orgânica apresenta um design diferente da convencional. Isso acontece porque, no último caso, há características de monocultura, ou seja, a folhosa é cultivada sozinha em faixas ou canteiros e recebe suporte de adubos químicos e insumos. já a alface orgânica deve ser cultivada dentro do protocolo preconizado para o cultivo orgânico.
Convencionais x Orgânicos
As diferenças fundamentais entre os orgânicos e convencionais aparecem na própria área de cultivo. A implantação da área de cultivo segue um ritual diferente das áreas de plantio convencional, desde o preparo do solo. No cultivo orgânico o solo é cultivado por sucessão. Primeiro se plantam os adubos verdes, um coquetel de sementes, normalmente composto por leguminosas e gramíneas, que são posteriormente incorporados ao solo, favorecendo a fertilidade daquela terra, melhorando sua permeabilidade, aumentando os teores de matéria orgânica e nutrientes, para que no transplante as mudas já encontrem condições adequadas ao seu desenvolvimento.
O plantio da Alface
O plantio da alface pode ser feito durante todo o ano. A germinação leva de 4 a 6 dias. A alface prefere solos argilo-arenosos, ricos em matéria orgânica. Quando estiverem com 2 a 3 folhas e com 8 a 10 cm, devem ser replantados em canteiros bem adubados, de modo que a planta fique com o colo acima do nível do solo e com espaçamento de 30 cm entre as plantas. Só devem ser plantadas as mudas mais desenvolvidas, fortes e sadias.
Quando o canteiro estiver pronto, colocamos uma camada de esterco distribuída uniformemente sobre a superfície, na base de 20 litros por m2, espalhando-o bem e misturando-o à camada superficial da terra, deixando-a em condições de plantio. Para evitar o rebaixamento do nível do terreno, devido às regas e às chuvas, o solo deve ser um pouco compactado, evitando que os vegetais fiquem com as raízes fora da terra. A plantação deve ser limpa, regada e irrigada sempre