Bauman
Salvador
2014
Mercados diferenciados de hortaliças
(Aceito para publicação em 11 de maio de 2.000)
Há formas de agregar atributos de conveniência e serviço para, assim, agregar valor ao produto e aumentar sua rentabilidade econômica, por meio de produtos diferenciados que atendam à demanda do mercado cada vez mais interessado em alimentação saudável e prática. Parte do princípio que o conhecimento insuficiente das práticas de mercado pode ser a causa de uma remuneração inferior ou mesmo de prejuízo total por ocasião da venda. Serão discutidos diferentes segmentos de mercado.
Segmento das hortaliças não convencionais
A tendência do consumo de hortaliças in natura faz com que as não convencionais sejam cultivadas comercialmente, impulsionando todo o mercado nacional de sementes de hortaliças. A diferenciação dessas hortaliças se faz principalmente através das variações dos padrões tradicionais de coloração e tamanho.
As hortaliças exóticas tem apresentado um crescimento significativo no consumo dos brasileiros, as principais são: as endíveas; o mache; o radicchio; a escarola frise; e a alface ‘red fire’. Já as hortaliças nacionais de consumo não convencional, não obtiveram uma resposta significativa na sua demanda.
Segmento das hortaliças supergeladas e congeladas
No mundo todo, o mercado de comida congelada é o setor de alimentação que mais cresce, e um dos que mais se beneficiou com a estabilidade econômica recente do país.
No Brasil, foram observadas algumas diferenças de tendência em relação aos mercados de países desenvolvidos e notou-se que o consumo interno é baixo comparados aos padrões internacionais.
Fatores como o aumento do poder aquisitivo, a demanda por produtos mais práticos, a expansão das compras de eletrodomésticos, são indicadores do consumo interno crescente.
A evidência desse crescimento também se dá através do interesse, pelas maiores empresas mundiais no