Produção mais limpa e Ecoeficiência
Produção mais limpa é o modelo baseado na abordagem preventiva aplicada a processos, produtos e serviços para minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Esse modelo e gestão foi desenvolvido para o Desenvolvimento Industrial dentro do esforço para instrumentalizar os conceitos e objetivos do desenvolvimento sustentável. Em suas origens encontram-se propostas correlatas, como o conceito de tecnologia limpa, que deveria alcançar três propósitos distintos, porém complementares: lançar menos poluição ao meio ambiente, gerar menos resíduos e consumir menos recursos naturais, principalmente os não renováveis.
Posteriormente, foi formulado o seguinte conceito de Desenvolvimento Industrial Ecologicamente Sustentável (DIES): “modalidades de industrialização que promovem vantagens econômicas e sociais das gerações presentes e futuras sem comprometer os processos ecológicos básicos. O DIES foi concebido como um novo padrão de industrialização que amplia as contribuições econômicas e sociais da indústria para as presentes e futuras gerações, sem degradar os processos ecológicos básicos. Esse novo modelo deve atender os seguintes critérios: usar com eficiência os recursos não renováveis, conservar os renováveis e não ultrapassar a capacidade do meio ambiente de assimilação de resíduos.
Produção mais limpa foi definida como uma abordagem de proteção ambiental ampla que considera todas as fases do processo de manufatura ou ciclo de vida do produto, com o objetivo de prevenir e minimizar os riscos para os seres humanos e o meio ambiente a curto e a longo prazos. Isso requer ações para minimizar o consumo de energia e matéria-prima e a geração de resíduos e emissões.A P+L envolve produtos e processos e estabelece uma hierarquia de prioridades de acordo com a seguinte seqüência: prevenção, redução, reúso e reciclagem, tratamento com recuperação de materiais e energia, e disposição final.
A P+L deve ser entendida como a aplicação contínua de uma