A estatistica como instrumento do cotidiano
Tema: A estatística como instrumento do cotidiano
Aplicação: 3º. Semestre – turma do curso de matemática
Número de alunos envolvidos: 25 alunos
Tempo de desenvolvimento: 3 aulas de desenvolvimento e 2 aulas para apresentação (cada aula com 45 minutos)
A turma será dividida em grupos de 5 alunos. Cada grupo irá pesquisar entre seu cotidiano e o conteúdo a ser estudado na estatística durante o semestre, escolhendo entre os temas os que mais possuem afinidade. Os temas a serem sorteados entre as equipes são: Média / Moda / Mediana / População e Amostra e Variância e Desvio Padrão.
Após o sorteio das equipes e do conteúdo, cada grupo irá pesquisar dentro do seu cotidiano formas de apresentar seu conteúdo programático para a sala. Durante as 3 aulas de desenvolvimentos, os alunos irão precisar trazer para a sala o que pesquisaram, a forma como estão se organizando e de que forma pretendem realizar a apresentação. Dentro dos temas sorteados, as equipes irão precisar se aprofundar. Exemplo: Média – a média aritmética / média harmônica / média ponderada.
No dia da apresentação, será sorteado a ordem de apresentação das equipes. Cada equipe terá 10 minutos de apresentação com mais 5 minutos para perguntas e respostas. Haverá o fechamento final do professor ao final de todas as apresentações.
Objetivo: será mostrar como os conteúdos estão ligados diretamente com o cotidiano e demonstrar o quão fácil a matemática pode se inserir no dia-a-dia, transformando as fórmulas em raciocínio lógico.
Avaliação: será com base no desenvolvimento do trabalho durante as 3 aulas de desenvolvimento e durante a avaliação, a maturidade da equipe, os exemplos demonstrados e a forma como lidam com as perguntas e respostas.