Paper estatistica
Ana Joana Darc Martins Cunha
Prof. Márcio Paulo
Faculdade Metropolitana
Ciências Contábeis (CON 31) – Estatística
18/09/2009
RESUMO:
Para explicitar a questão da estatística no âmbito educacional é interessante destacar o seu papel na constituição do campo pedagógico. Entendemos que a escolarização é conformada intrinsecamente ao uso da estatística que passa a ser usada em grande quantidade pelo Estado, por ser um conhecimento seguro, neutro, positivista e universal. Assim, a estatística é um instrumento que dá visibilidade à busca incessante pelo progresso na Educação, pois este só seria possível pelo combate ao atraso provocado pela grande porcentagem de analfabetos. A contabilidade abrange várias áreas do conhecimento e a estatística é uma delas, que ajuda a interpretar as análises de dados contábeis, serve para corrigir os erros com o objetivo de chegar a um resultado mais próximo do exato.
Palavras- Chave: Contabilidade; Estatística; Educação.
1 INTRODUÇÃO
Estatística nada mais é do que o estudo do processo de obtenção, coleta, organização e analise de um conjunto de dados relevantes e referentes a qualquer fenômeno numericamente quantificavél, sobre uma população coleção ou conjunto de seres. Também estuda os métodos de tirar conclusões, deduções ou a fazer predições com base nos dados coletados e processados.
Para explicitar a questão da estatística no âmbito educacional é interessante destacar o seu papel na constituição do campo pedagógico. Entendemos que a escolarização é conformada intrinsecamente ao uso da estatística que passa a ser usada em grande quantidade pelo Estado, por ser um conhecimento seguro, neutro, positivista e universal.
Considerando que a contabilidade ainda só é capaz de registrar eventos em moedas e que os relatórios não expressam a realidade financeira e econômica mesmo que estaticamente. O Contador ainda é o maior especialista em aspectos quantitativos em quase todas as