Experimentos Controlados
Padronização de reporte
Kattiuscia Ferreira Bitencourt
Universidade Federal da Bahia
Bahia, Brasil kbitencourt@gmail.com Abstract—This electronic document is a “live” template. The various components of your paper [title, text, heads, etc.] are already defined on the style sheet, as illustrated by the portions given in this document. DO NOT USE SPECIAL CHARACTERS, SYMBOLS, OR MATH IN YOUR TITLE OR ABSTRACT. (Abstract)
Palavras chave — Engenharia de software, experimentos controlados, pesquisa empírica, paradigma experimental.
I. Introdução
A engenharia de software estuda o processo de desenvolvimento e manutenção do software. Portanto, é necessário utilização de metodologias específicas bem definidas e melhorias contínuas no processo de produção. E para estabelecer uma base de conhecimento confiável, alguns métodos podem ser utilizados, a exemplo do paradigma experimental, que pode reduzir as incertezas sobre teorias, hipóteses, ferramentas e metodologias. O método experimental ainda é algo muito novo na engenharia de software, até mesmo por se tratar de uma área recente comparada a outras áreas de conhecimento, a exemplo da física, matemática, psicologia, dentre outras.
Para frisar a importância da experimentação na ciência, [2] (wollin) afirma “Experimentação é o centro do processo científico. Somente experimentos verificam teorias. Somente experimentos podem explorar os fatores críticos e dar luz a um fenômeno novo para que as teorias possam ser formuladas e corrigidas. Experimentação oferece o modo sistemático, disciplinado, computável e controlado para a avaliação da atividade humana. Novos métodos, técnicas, linguagens e ferramentas não deveriam apenas ser sugeridas, publicados ou apresentados para venda sem experimentação ou validação”.
Existem alguns estudos relacionados ao tema “Engenharia de Software Experimental”, porém ainda não foi formatado um padrão oficial de como