Simulações com retificadores no psim
Retificador de Onda Completa Controlado – Carga Resistiva
O retificador é formado por quatro SCR’s que são comandados aos pares de diodos.
2.
Experimento 2
Retificador De Onda Completa Controlado – Carga Indutiva
A figura está representada na forma de onda de tensão e corrente na carga quando aponte de SCR’s alimenta uma carga RL. Devido ao atraso da corrente em relação à tensão, quando esta passa por zero a corrente ainda circula pelos SCR’s e a carga, e enquanto a corrente não se anula, a tensão de carga se mantém igual à da fonte. Quando a corrente se anular, o par de SCR’s em condução é cortado, e a tensão na carga se anula. Essa permanecerá nula até que ocorra o próximo disparo provocando a condução do outro par de SCR’s.
3.
Experimento 3
Retificador de Onda Completa Controlado – Carga Indutiva com Diodo Roda Livre
Devido à indutância foi colocado um diodo para oferecer um caminho para a corrente.
4.
Experimento 4
Retificador Monofásico Semicontrolado
O retificador obtido é conhecido como retificador monofásico semicontrolado, ou também como ponte monofásica semicontrolada, ou ainda como ponte monofásica mista.
O funcionamento do retificador semicontrolado é semelhante ao do controlado, sendo que adiferença está no instante de bloqueio.
5.
Experimento 5
Retificador Trifásico de Onda Completa
Este retificador apresenta seis etapas de operação ao longo de um período da rede, sendo que cada etapa é caracterizada por um par de diodos em condução.
6.
Experimento 6
Retificador Trifásico de Meia Onda
A estrutura apresentada neste experimento pode ser considerada uma associação de três retificadores monofásicos de meia onda. Cada diodo é associado a uma das fases da rede de alimentação trifásica.
As formas de onda deste retificador alimentando uma carga resistiva estão apresentadas na figura acima. Cada diodo do retificador conduz durante um intervalo de tempo que corresponde a 120 graus elétricos da tensão da