Estudo de conversor buck-boost
Ernandes F. Oliveira, Gabriel C. Ribeiro, Guilherme L. Riva
Faculdade Assis Gurgacz
Resumo – Este artigo tem por objetivo a demonstração do projeto, dimensionamento, simulação e confecção de um conversor do tipo Buck-boost, onde serão demonstrados os cálculos básicos para a obtenção dos componentes, informações e simulações dos resultados obtidos através de análise computacionais apresentando um comparativo entre a teoria e a prática do projeto.
I. INTRODUÇÃO
O conversor CC/CC é um dispositivo que converte uma tensão de entrada CC em uma tensão de saída também CC com polaridade oposta.
Eles podem ser classificados por sua capacidade de ajustar o valor da tensão de saída (no caso, os controlados); em função do número de fases da tensão alternada de entrada; e do tipo de conexão, como meia onda ou onda completa.
Os não controlados, são os que utilizam diodos nas etapas de retificação, enquanto os controlados, por sua vez, utilizam tiristores ou transistores.
Este retificador, usa tiristores para a retificação, usando um sistema de controle para ajustar o ângulo de disparo, uma vez que por ser controlado, pode ser utilizado para uma faixa ajustável de acordo com sua necessidade, podendo ser utilizado em uma diversa gama de situações, sempre com corrente contínua.
II. RETIFICADOR TRIFÁSICO CONTROLADO COM PONTO MÉDIO
O circuito básico para um conversor com estas características (circuito de potência) é ilustrado na figura 01:
Figura 01 – Circuito de potência de um retifica-dor trifásico CA/CC com ponto médio.
O bloqueio dostiristores acontece quando um circuito de controle externo faz a identificação do zero da onda em sua subida, efetuando uma contagem de tempo referente a posição de disparo que irá proporcionar a tensão de saída desejada, em função do ângulo de defasagem das ondas.
A figura 02 e a figura 03 ilustram as etapas de bloqueio realizadas pelo realizadas pelo circuito de controle, que através de CI