Psim
SIMULADOR DE CONVERSORES
ESTÁTICOS
1. INTRODUÇÃO
A simulação de circuitos está ficando cada vez mais aceita como uma ferramenta normal do projeto de equipamentos de eletrônica. Este material tem o objetivo de fazer uma breve introdução à utilização do simulador de circuitos elétricos PSIM. O uso da simulação é reconhecido como uma necessidade prática, tornando-se uma ferramenta indispensável na formação de técnicos e engenheiros, principalmente na parte referente a projetos e interpretação de equipamentos eletroeletrônicos. O método prático para verificar o projeto de um circuito elétrico é construí-lo e testá-lo. No entanto, isso pode se tornar caro e consumir muito tempo. Como alternativa, o circuito pode ser cuidadosamente simulado usando um programa de computador antes da implementação do circuito real. O PSIM é um programa de simulação especialmente projetado para eletrônica de potência.
Com interface amigável, simulação rápida, e apresentação de formas de onda semelhante à tela de um osciloscópio, o PSIM mostra ser um ambiente de simulação poderoso para a análise de conversores de potência, malhas de controle e estudo de acionamento de motores. Além disso, o simulador pode perfeitamente ser utilizado em praticamente todos os tipos de circuitos, sejam eles digitais ou analógicos.
O PSIM é muito útil para simular quase todos os tipos de circuitos, cobrindo uma enorme faixa de aplicações. Um circuito é descrito por comandos armazenados em arquivo chamado de
“arquivo de circuito”, que é lido pelo simulador PSIM. Os comandos são fáceis de aprender e usar.
Os conceitos elétricos são gerais e úteis para todos os tamanhos de circuitos. O simulador não diferencia um circuito grande de um pequeno ou microvolts e megavolts, pois são apenas números para o PSIM. E mais, o simulador não avalia como o circuito deveria se comportar.
Logo, você deve analisar os resultados para ver se eles correspondem com a teoria.
Para circuitos discretos