Paper importância da estatística
Reginaldo Wessler
Prof. Kiliano Gesser
Prof.ª Márcia Vilma Aparecida Depiné Dalpiaz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 2401) – Estatística
18/01/08
RESUMO
A importância da estatística nas organizações, diz respeito ao estudo do quanto à estatística é utilizada quase que o tempo todo ao nosso redor, mostrando que decisões governamentais se devem a índices e números gerados a partir dos métodos estatísticos e que indústrias e outros setores também a utilizam para resolver situações de incertezas com mais chances de êxito. Concluindo que conhecimento estatístico está e estará presente em quase todas as áreas e, cada vez com mais intensidade.
Palavras-chave: Produção de conhecimento; Atuação; Auxilio a Decisão.
1 INTRODUÇÃO
Típicas questões no dia a dia levam a tomadas de decisão. Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano? O acusado é culpado ou inocente? O fumo causa câncer? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? E agora a pergunta é: como obter e utilizar tantos dados? Uma das características da globalização é a velocidade com que os dados se alteram e circulam pelos mais distantes pontos do planeta. Entretanto, é preciso saber lidar com este enorme volume de dados, extraindo dele as informações necessárias e transformando-as em conhecimento.
Assim, para se prepararem para esta nova realidade de mercado, e não se perderem em meio a uma enxurrada de dados, tanto empresas como profissionais, precisam de informações precisas no momento certo. “Todo negócio requer decisões, toda decisão requer informação, toda informação requer pesquisa.” (MOREIRA; OLIVIERI NETO, 1998, p. 80). Tais informações, sejam internas e/ou externas, podem ser obtidas por vários meios, porém, todos eles, de uma maneira ou de outra, utilizam conceitos ou técnicas estatísticas o que justifica a enorme aplicação