PROGRAMÇÃO DE COMPUTADORES UNIDADE 1 UNIP ONLINE.

3457 palavras 14 páginas
Unidade I

ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Profa. Dra. Cecilia M. Villas Bôas de Almeida

Sociedade, engenharia e desenvolvimento  Desde o início da história da humanidade, as populações utilizavam plantas nativas, animais e minerais, que eram transformados em ferramentas, vestuário e outros produtos.
 A produção, por mais primitiva que fosse, era sempre constituída por um sistema aberto com fluxo linear de materiais Sociedade, engenharia e desenvolvimento  Os sistemas produtivos são uma organização particular de fluxos de matéria, energia e informação.
 Sua evolução deveria ser compatível com o funcionamento dos ecossistemas; mas se não for, certamente os sistemas humanos estarão adotando padrões de destruição.  São inúmeras as evidências do atual padrão destrutivo do sistema produtivo e, lamentavelmente, muitas delas irreversíveis, como as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

Sociedade, engenharia e desenvolvimento  O desenvolvimento de um sistema está limitado a seus recursos energéticos. sua atividade depende da disponibilidade de energia externa.
 Para sobreviver, os sistemas geram ordem, desenvolvem retroalimentações de energia e reciclam materiais.
 As fontes ilimitadas de energia podem suportar o aumento de consumo e a acumulação de reservas que chamamos de crescimento.

Sociedade, engenharia e desenvolvimento  Os fluxos de energia não podem suportar um crescimento ilimitado e os sistemas tem de se desenvolver de forma a manter o armazenamento de energia e de reservas em um nível que o fluxo de entrada possa suportar suportar.  O modelo de desenvolvimento atual, baseado em fontes de energia não renováveis, gerou enormes problemas ambientais percebidos a partir dos anos
70 com a formulação de novas descobertas científicas a respeito do impacto da industrialização sobre o clima, sobre os ecossistemas e sobre as economias regionais.

Sociedade, engenharia e

Relacionados