Pensata
FACAMP – Faculdades de Campinas
Curso: Administração de empresas
Disciplina: Tópicos Especiais em Administração II
Professor: Luciel Henrique de Oliveira
Aluno: Guilherme Henrique Cruz
Email do aluno: cruzes3@gmail.com
Data: 23/09/2014
Objetivo: Nesta pensata, fiz uma breve analise sobre a ecoeficiencia e seus resultados junto às empresas, meio ambiente e as pessoas. Tudo foi embasado a partir dos fundamentos discutidos por Fernando Almeida em seu livro O Bom Negócio da Sustentabilidade, e em alguns sites (SENAI, WBCSD, e etc). Aqui ficará claro para o leitor que o meu posicionamento em termos de concordância e/ou discordância se limita ao assunto Ecoeficiência nas empresas. Será discutido todas as ideias apresentadas pelo autor ou apenas uma ou duas delas.
Segundo o autor, é possível definir o conceito de ecoeficiência como: “A ecoeficiência é uma filosofia de gestão empresarial que incorpora a gestão ambiental”. O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) vê ecoeficiência como a prática de produzir bens e serviços mais úteis, ao mesmo tempo em que reduz continuamente o consumo de recursos e a poluição emitida.
Além disso, o WBCSD relaciona a ecoeficiência a três importantes grupos de objetivos.
A) Redução do consumo de recursos: seu alcance pressupõe a minimização do uso de energia, materiais, água e solo, a promoção do re-uso de materiais e da durabilidade dos produtos, além da redução dos desperdícios;
B) Redução do impacto na natureza: seu alcance implica na redução de emissões atmosféricas, lançamentos de efluentes e geração de resíduos e de ruídos, dentre outros;
C) Aumento da produtividade ou do valor do produto: seu atendimento pressupõe atendimento aos clientes fornecendo produtos mais flexíveis, funcionais, duráveis e que atendam objetivamente às suas necessidades, utilizando a menor quantidade de recursos possível.
Vale