Pensata
Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida
Diretrizes para elaborar uma Pensata
Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br PENSATA é o termo usado quando os pensamentos são expressos pelo seu responsável, seja estes pensamentos relativos à emoção, posição política ou social, esportiva ou somente uma opinião sendo necessariamente de forma escrita por que tem o propósito de registrar e divulgar a sua forma de pensar do autor naquele momento. O termo “pensata” não é encontrado nos dicionários da língua portuguesa. Trata-se de uma palavra italiana, um adjetivo traduzido por pensamento, ou idéia.
O termo era muito usado nos primórdios da colonização Portuguesa no Brasil, como uma forma de correspondência. Atualmente é muito encontrada em Blogs e tem um claro significado PENS: Pensamento; ATA: Registro, documento logo, aí esta a definição: o registro do pensamento, ou documento do pensamento.
Uma pensata tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do exercício da capacidade de reflexão crítica dos acadêmicos dos diferentes níveis de escolaridade, através de reflexão e interpretação do que se encontra escrito nos livros, textos sumariados, artigos, folhetos, jornais, etc. E também do que se observam nos diversificados contextos empresariais, ambientais e societários.
Mediante a solicitação de trabalho deste tipo, o docente deixa de ser um mero reprodutor do saber, assim como o aluno deixa de ser um mero receptor de informações. Isso pode ser verificado nos questionamentos que poderão surgir a cerca do texto e/ou da observação prática, desde a dúvida até a comprovação em termos do que foi lido e observado nos contextos organizacionais e sociais. O professor passa, dessa
forma, a esclarecer e/ou orientar a validade ou não dos pontos levantados.
Assim, o aluno deixa de ser um receptor passivo e