Teoria do Sistema
Com o mundo globalizado podemos dizer, conforme palavras do próprio autor que: “Os perfis dos profissionais e das empresas do terceiro milênio são baseados nas mudanças constantes e devem ser consolidados pela competência da inovação, da tomada de decisões rápidas e democráticas por intermédio de projetos coooperativos, da motivação pela liderança, do uso cada vez maior da informática como ferramenta diária.”
Quanto a um outro momento, onde o autor diz que, “devemos quebrar os elos do capitalismo cruel e perverso que continuam comandando a sociedade do terceiro milênio”, já não sou de total acordo. Acredito sim, que a Era da informação, que chega a todo o momento, sempre nos trará uma nova informação onde procuraremos encaixar e deixar se organizar por si mesmo. Entretanto, quando o autor cita anteriormente que, “agora e sempre não devemos esquecer de lutar, para que se consolidem as práticas éticas, justas, democráticas e solidárias, a fim de diminiuir ou mesmo quebrar os elos, “não do CAPITALISMO” e sim, de uma Sociedade onde as pessoas se integrem de modo humano, interagindo melhor nos diálogos interno e externo, via comunicação interpessoal, mudando as suas concepções de um mundo globalizado para a nova era do terceiro milênio, possibilitam uma nova maneira das pessoas verem a si mesmo, um novo mundo. Aprender a desaprender significa evoluir, deixar aquilo que acreditamos e aceitar novas verdades e. aprender a aprender sempre será um novo desafio neste Novo Milênio.
Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender. Alvin Toffler