Markting VOLVO case Study
Marketing
Estudo de caso VOLVO CARS
Pergunta 1 – Delinear e discutir os fatores ambientais macro e micro que estão a influenciar a estratégia da Volvo.
Micro ambiente:
Fundado em 1927 na Suécia;
Adquirido pela Ford Motor Company em 1999: o Manteve a sua independência; o Beneficia de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com a Ford; o Beneficia do poder de compra da Ford e dos seus canais de distribuição. É a marca mais forte da Ford Motor Company e teve um grande contributo para o sucesso da Ford Motor.
Foram vendidos cerca de 14 milhões de carros durante a existência da marca. Emprega cerca de 20.000 pessoas;
Está presente em 120 países;
Tem uma rede de contatos e distribuição do produto bastante grande, vendendo os seus produtos através de cerca de 2400 vendedores (1500 na Europa e 400 nos Estados Unidos).
A volvo é considerada uma pequena empresa na indústria automóvel uma vez que possui menos de 1% da quota de mercado global.
A sua principal missão é a segurança investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento da segurança. Focam-se também no design e na sustentabilidade. A sua competência-chave e principal preocupação é a segurança e portanto as suas campanhas publicitárias tentam refletir isso mesmo.
A Volvo também é bastante popular pelas suas inovações na indústria automóvel, aprimoramentos de segurança do carro, sendo um pioneiro da gaiola de segurança, zonas de deformação, proteção de impacto lateral,
1
Ricardo Pereira | Sérgio Vieira | MEI – AGPI freios ABS, proteção do efeito “golpe de coelho” e airbags. O seu centro de segurança de Gotemburgo é mundialmente conhecido. A empresa continua a inovar com ponto cego e sistemas de alerta de colisão.
A empresa vende modelos básicos e tem uma série de extras opcionais e acessórios, que variam entre a pintura metálica, bancos de couro e barras de tejadilho. Todos estes extras opcionais ajudam a aumentar o preço final de