empreendedorismo
Segundo Chiavenato (2007), na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturado em algo concreto e bem sucedido no mercado.
E foi através da inovação, que teve uma visão empreendedora de abrir seu próprio negócio, aproveitando a oportunidade estabeleceu metas, teve visão de crescimento á longo prazo do seu próprio negócio, transformou idéias em realidade, demonstrou imaginação e perseverança, assumiu riscos financeiros e autoconfiança, segurança em enfrentar os desafios e problemas.
Estabeleceu um plano de negócio, fez uma analise completa estudando o perfil do cliente, característica do mercado, característica da concorrência, característica do produto, preço e condições de venda, estrutura organizacional.
Elaborou um plano estratégico para seu próprio empreendimento, com previsão de vendas, previsões de despesas gerais e manteve organização, estrutura, metas e planos de ação, contribuindo para seu crescimento profissional.
E ainda segundo Chiavenato (2007) para ser bem sucedido o empreendedor não deve apenas saber criar seu próprio empreendimento. Deve também saber gerir seu negócio, para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio.
Por meio desta visão conseguiu torna-se um empreendedor de sucesso e manter ativo no mercado competitivo.