Produção Enxuta
CONCEITO
Muitas organizações buscam melhorias nos processos produtivos por meio de novas técnicas e ferramentas que sejam capazes de viabilizar a produção. Esta evolução no sistema produtivo surgiu da necessidade de dadas restrições no período pós – guerra onde o foco estava em reduzir custos e eliminar desperdícios.
Utilizada com o objetivo de eliminar ou minimizar atividades não agregadoras de valor ao produto final, a Produção Enxuta também é conhecida como TPS (Toyota Production System ou em português – Sistema Toyota de Produção), Lean Manufacturing, Produção Lean ou ainda Lean Thinking.
Atualmente, está se transformando em um elemento essencial na manutenção da competitividade das empresas que, independente do porte, veem nesta prática um caminho assertivo na busca da maior qualidade e do menor custo.
OBJETIVOS
Assolados pela escassez de recursos e pela economia deficitária, somadas ainda à grande presença da concorrência estrangeira tornou-se necessário promover algumas mudanças nos modelos de gestão até então existentes, surgindo o conceito de produção enxuta. O termo deriva da melhoria do sistema de produção em massa, criado por Henry Ford no início do século XX. Jones, Roods e Womack (2004), assim o descrevem depois que os próprios engenheiros da Toyota constataram a ineficácia do sistema de produção em massa para o país no período pós-guerra. Para competir novamente no mercado automobilístico, a
Toyota necessitaria de um modelo que fosse capaz de otimizar a produção reduzindo custos: o
STP (COSTA; LIMA; VEIGA, 2008a).
Moura (1989) cita que a mudança ocorrida no tipo de gestão de produção da Toyota deu-se através da necessidade voltada para uma produção diversificada, testando métodos diferentes para produzir variados tipos de automóveis com eficiência, utilizando instalações e ferramentas já existentes. A Toyota foi revolucionária, pois não havia outro modelo como este no Japão. O