transferência de calor
Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção
RADIAÇÃO
A radiação é um processo pelo qual o calor flui de um corpo de alta temperatura para um de baixa quando os mesmos estão separados no espaço, ainda que exista um vácuo entre eles. O termo radiação é, geralmente aplicado para todas as espécies de fenômenos de ondas eletromagnéticas, mas, na transmissão de calor, são de interesse apenas os fenômenos que resultam da diferença de temperatura e podem transportar energia através de um meio transparente ou através do espaço. A energia transmitida desta maneira é chamada de Calor Radiante. Todos os corpos emitem continuamente calor radiante. A intensidade das emissões depende da temperatura e da natureza da superfície. A energia radiante tem a velocidade da luz (300.000 km/s) a se assemelha à radiação da luz. De fato, de acordo com a teoria eletromagnética, a luz e a radiação térmica diferem apenas nos respectivos comprimentos de onda. O calor radiante é emitido pelo corpo na forma de impulsos ou "quantum" de energia. O movimento de energia radiante no espaço é semelhante à propagação da luz e pode ser descrito pela teoria das ondas. Quando as ondas de radiação encontram algum objeto, suas energias são absorvidas próximas a superfície.
A transmissão de calor por radiação torna-se de importância crescente quando a temperatura de um corpo aumenta. Nos problemas de engenharia, envolvendo temperaturas que se aproximam da atmosférica, o aquecimento radiante freqüentemente pode ser desprezado.
CONDUÇÃO
A condução acontece principalmente em meios sólidos e essa forma de transferência de calor ocorre em razão do contato das partículas (átomos, elétrons e moléculas) que formam o corpo. Imagine a seguinte situação: com uma barra metálica em mãos, coloque uma de suas extremidades em uma fonte de calor (uma chama de fogo, por exemplo). Em minutos você perceberá que a