REDES
Podemos desenvolver a arte de ler e compreender as organizações avaliando um pequeno conjunto de modelos especialmente às imagens mecânica e biológica.
Explorando essas imagens e somando as alternativas podemos criar novas formas de se analisar a organização, e isto podem ser usadas como um instrumento prático de diagnóstico dos problemas organizacionais.
O uso de metáforas contribui para nossa melhor visão da organização, levando a uma segunda visãoalternativa não pensada anteriormente. Por exemplo, a imagem mecanista da organização como sendo uma máquina, nos leva a entender que estamos pondo de lado as qualidades humanas, levando consequentemente a uma nova reflexão sobre um novo ângulo.
Observando as organizações com a imagem biológica, como sendo um organismo nos leva a considerar as relações com o ambiente em que esta situada. Comparando a organização com diferentes espécies, podemos observar as várias formas de um melhor modelo funcional em função do tipo de ambiente da organização em análise. Podemos conhecer melhor o histórico organizacional desde que nasce, cresce, desenvolve-se, entra em declínio e morre. Além disso, podemos compreender as interações e adaptações da organização quando ocorre uma mudança no cenário em que está incluída.
Já considerando as organizações como um cérebro, podemos