gestao de negocio
Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais
Aluno: Liliana Conrado RA: 5654167418
Tutor Clério de Vietro
São Caetano do Sul
Março/2014
Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas
O que foi o GATT?
A sigla GATT correspondente a (Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio), GATT era o Acordo Geral de Comércio e Tarifas, criado para combater o protecionismo, que atrapalha a economia. Onde trata-se de uma convenção que foi idealizada por ocasião da Conferência de La Havana em 1947, tendo sido celebrada um ano mais tarde por 23 países, com o objetivo de fixar um conjunto de normas comerciais e de concessões alfandegárias.
À semelhança do Banco Mundial, o GATT é mais uma das iniciativas criadas depois da Segunda Guerra Mundial para regular a economia global. É considerado o precursor da Organização Mundial de Comércio (OMC), o GATT contribuiu para o crescimento mundial graças às contínuas reduções de tarifas aduaneiras.
Como surgiu a OMC e quais suas principais características?
Em 1994, o GATT foi atualizado, dando origem à OMC. Os 75 países-membros do GATT e a Comunidade Europeia (CE) foram os membros fundadores desta organização, que viu a luz do dia no dia 1 de Janeiro de 1995.
Convém ter em conta que o GATT e a OMC não são o mesmo. O GATT é um sistema de regras estipuladas pelas nações que o compõem, ao passo que a OMC é um organismo internacional. Para além do comércio de bens, competem à OMC as questões relativas ao sector de serviços e os direitos da propriedade intelectual.
Suas Características são:
Gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio
Servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais)
Supervisionar a adoção dos acordos e implementação