estudo de caso da Vale
A sua habilidade técnica com o inglês foi o seu maior diferencial, já que na época poucas pessoas tinham o idioma fluente, se tornando um funcionário vital para a empresa conseguir a integração mundial no mercado financeiro.
Com o passar do tempo a sua habilidade conceitual foi criando um papel de mais importância na sua carreira, onde atingiu uma visão global e percebeu as interações do banco com o governo, demais agentes financeiros e clientes.
A sua chegada a presidência do Banco foi um “mérito” a junção dessas três habilidades. Mas se manter no cargo as habilidades conceituais e técnicas foi crucial.
2. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da Vale? Como os solucionou? Quando Agnelli chegou a Vale buscou torná-la mais eficiente e produtiva, fazer com que os processos fossem mais rápidos intensificou a comunicação entre os setores e conseguir uma estratégia simples e suficiente para o entendimento de todos com os objetivos organizacionais. Suas estratégias para conseguir atingir seus objetivos foram reunir a diretoria em uma única sala para melhorar a comunicação, apostar na internacionalização para competir com o mercado mundial e usar sua vocação para negociações. Seu perfil de empreendedor foi o diferencial para conseguir levar a Vale onde queria.
3. Quais